segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Editar idioma de template personalizado

Nos templates personalizados americanos feitos para o Blogger existem alguns probleminhas relacionados a incompatibilidade de idiomas contidos na própria fonte do template que são os textos inseridos no mesmo.

Na verdade os tradutores online como o Google Translator e outros fazem um bom serviço neste quesito, mas daí permanecerá uma bagunça só. Suponha que seu template tem diversos textos em inglês e seu idioma seja o português de Portugal, quando abrir seu blog, o tradutor causará uma confusão devido a mistura de idiomas e tentará traduzir seu blog para o Português (Mas ele já não estará neste idioma?). Aí reside a confusão.

Por isso senti a necessidade de ensinar você a contornar esta situação e não aguentar este incomodo com os templates personalizados. Mas já aviso que estas são edições básicas e superficiais e não recomendo que se aventure além do que eu te ensine aqui, pois você irá aprender mexer em uma área de risco para a vida de seu blog.

Área de Edição do Código Fonte

Você irá aprender agora a como modificar os textos de seu template que estejam em outro idioma. Basta acessar o Blogger, fazer login, clicar no link do blog a ser editado, no menu lateral clicar em "Modelo". Na área que se abrir clique no botão "Editar HTML". Depois clique em "Prosseguir"

Você verá a seguinte imagem aberta. Logo abaixo estarei passando algumas coordenadas.

Área de edição de HTML do painel do Blogger. Clique na imagem para ampliar.
Na imagem acima você confere a tela onde é possível fazer alterações no código fonte de seu blog. Siga as instruções numeradas na imagem para poder fazer as alterações necessárias no idioma de seu template.

Obs.: É necessário que você abra duas abas em seu navegar, uma para esta tela de edição e outra com o seu blog aberto normalmente para acompanhamento das mudanças e alterações necessárias que terão de ser feitas.

  1. Expandir modelos de widgets - Marque esta opção para que todos os elementos apareçam na caixa de código HTML.
  2. Código HTML - São estes códigos que compõem tudo quanto você vê perfeitamente em seu blog.
  3. Recursos - Nesta parte você encontra um link de reversão para os widgets padrão; fecha a janela de edição; limpa edições realizadas, visualiza como ficam as alterações e salva as alterações feitas.


Editando Palavras no Código Fonte

Antes de editar alguma coisa, procure sempre realizar um backup de seu blog; caso algo dê extremamente errado, você só precisa restaurar o mesmo ao estado anterior. Já postei aqui sobre este recurso na apresentação do painel do Blogger.

Para encontrar as palavras que quer mudar, basta localizá-las no blog aberto e depois acessar a área de edição do HMTL e dar um clique na área dos códigos.

Segure CTRL no teclado e aperte F. Note que no canto superior direito aparecerá um campo de busca que serve para localizar palavras e códigos no template.

Digite a palavra como a vê no blog e aperte ENTER. Todas as palavras que existirem no template serão grifadas, basta você traduzi-las usando um tradutor (claro!) e substituí-las pela mesma palavra em seu idioma.

Você pode também trocar palavras se quiser. Ex.: No lugar de "Buscar" você pode colocar "Procurar, Pesquisa" e outros na caixa de buscas do template. Isso se aplica a outros textos contidos no template que queira traduzir ou personalizar.

Atenção! Tenha a plena certeza da localização das palavras, pois podem haver casos onde existam várias palavras repetidas no template; cuidado para não errar o alvo!

Mas caso isso aconteça, lembre-se do botão de limpeza de edições. Caso tenha salvo sem verificar como ficaria seu template, terá de restaurar o backup feito do template (se é que você fez).

Conclusão

Se fizer tudo corretamente terá seu template todo em seu idioma nos mínimos detalhes e até com algumas personalizações neste sentido. Espero que tenha gostado da dica e nada aconteça de errado na aplicação.

Seu template tem problemas deste tipo? Você já conhecia esta dica de algum lugar?

Caso queira entrar em contato por algum motivo, acesse a página de contato através deste link:Contato.

Envie dúvidas, reclamações, sugestões, elogios e assuntos mais complexos relacionados ao artigo e em 24 horas estarei lhe respondendo prontamente.

0 comentários:

Postar um comentário

Se você quer fazer algum comentário sobre este artigo, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:

1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.