terça-feira, 15 de novembro de 2011

Gadgets - O que são e como usar no Blogger

Inserir novas funcionalidades em seu blog é bom e deixa o mesmo mais funcional e ajuda seus leitores a ficarem mais a vontade quando precisarem de encontrar algum recurso como hora, data, postagens mais acessadas, artigos por classificação e outros.

Devo alertar antes mesmo de entrar no assunto que você deve evitar exageros, pois é típico dos marinheiros de primeira viagem saírem enchendo seu blog de gadgets tornando o mesmo pesado e carregado de bugigangas. Mas não se preocupe pois estarei passando umas boas dicas para você sobre o assunto e como usar estes recursos com moderação.

Definição de Gadgets

Veja uma definição breve mas objetiva do dicionário online da Babylon:
Na Internet ou mesmo dentro de algum sistema computacional (sistema operacional, navegador web ou desktop), chama-se também de gadget algum pequeno software, pequeno módulo, ferramenta ou serviço que pode ser agregado a um ambiente maior. (Fonte: Dicionário Babylon)

Sabendo o que significa gadget você poderá ter uma noção melhor de que são usados apenas para complemento em seu blog e não para adorno como num lindo buquê de flores de noiva. 

Estarei ensinando você a inserir os gadgets em seu blog sem complicações.

Como inserir um gadget no blog

Agora vou ensinar você a inserir um gadget em seu blog. Para isso basta seguir os passos que estarei passando  para este procedimento. Acesse o Blogger, faça login, selecione o blog a ser aplicado os gadgets e clique no link "Layout" e você verá uma tela semelhante a imagem que esta logo abaixo:

Seu template pode ser diferente por ser do Blogger ou de outro modelo.
Clique na imagem para ampliar.

Na imagem acima usei o layout do template personalizado de meu Blogger, mas as funções relacionadas aos gadgets são as mesmas. Apenas acompanhe as marcações da imagem:

Onde está posicionada a mão indicando o link é onde você pode inserir um novo gadget. Onde houver um link "Adicionar um Gadget" você poderá inserir um novo. Basta clicar no link e aparecerá a janela do Blogger para que você escolha um gadget a ser inserido em seu blog; escolha e confirme e o gadget será instalado com sucesso.

É importante ressaltar a importância dos botões no canto superior direito que servem para propósitos específicos:
  1. Salvar Organização - Salva tudo que você fez no layout de seu blog, seja novos gadgets ou alteração de posições dos mesmos. 
  2. Visualizar - Permite que você veja como ficará seu blog com as alterações que fizer no layout.
  3. Limpar - Limpa as alterações que você realizou e ainda não salvou.
Para realizar mudanças de posição quanto aos gadgets, basta clicar no mesmo e arrastar para qualquer parte do template para que ele seja mudado de lugar.

Um boa dica que deixo aqui é que você dê nome a cada gadget para fácil localização enquanto você faz as mudanças. Por padrão os gadgets são nomeados como HTML/Javascript.

Conclusão

Estarei postando sobre os tipos de gadgets e para que servem cada um deles. Querendo ou não, um blog sem nenhum gadget fica um tanto seco e vazio de se olhar.

Você possui muitos gadgets em seu blog? Quais são os seus preferidos?

Caso queira entrar em contato por algum motivo, acesse a página de contato através deste link:Contato.

Envie dúvidas, reclamações, sugestões, elogios e assuntos mais complexos relacionados ao artigo e em 24 horas estarei lhe respondendo prontamente.

0 comentários:

Postar um comentário

Se você quer fazer algum comentário sobre este artigo, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:

1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.