terça-feira, 5 de novembro de 2013

Como trocar o template de seu blog passo a passo

Hora da Troca!
Eu não curto muito ficar mudando o template do blog porque dá muito trabalho e atrasa muita coisa no trabalho do dia; mas como se acumularam alguns fatores e me convenceram a isso, estarei fazendo mais uma substituição de template aqui no Processo Blogs e aproveitando a deixa para ensinar você a trocar o template de seu blog com algumas dicas extras além de uma troca comum.

Este será o terceiro template que usamos no Processo Blogs, sempre melhorando a cada troca. Os motivos que me incitaram a trocar o template dessa vez foram o fato dele não ser um template responsivo, ter surgido problemas com ele e por já ter planejado padronizar os templates em nossa rede de blogs.

Claro que para fazer isso algumas mudanças se fazem necessárias como identidade visual do blog, adaptação do template e personalização do mesmo. O template que escolhi para ser usado no Processo Blogs e vem sendo inserido em todos os demais é mesmo que já implantei em nossa galeria de arte: Galeria Ricardo Arts.

Trocando o template de seu blog

Vamos lá então? Vamos aos passos para realizar a substituição do template de seu blog. Pode parecer frescura, mas eu gosto de publicar uma imagem do template substituído para que os leitores possam ver as diferenças e como o blog ficou melhor.  Se gostou da ideia, basta fazer isso dando um "print" com seu teclado na tecla "PrintScreen" e salvar a imagem a partir de um software de edição de imagem.

Como estarei fazendo isso aqui no Processo Blogs, já vou deixar aqui a imagem do template substituído do blog.

Template Substituído do Processo Blogs
A área que marquei em vermelho é onde surgiu um probleminha no template.
Lembrando que você pode usar o esquema que estarei usando se tiver vários blogs ou simplesmente baixar templates na web e instalar normalmente. Claro que no meu caso terá que fazer alterações no seu template para não ficar muito manjado como mudar cores logotipo e outros detalhes. Chega de tagarelar...
  1. Em caso de padronização salve um template já editado de outro blog seu; senão baixe um template.
  2. Procure salvar todos os códigos importantes e o que for usar no outro no bloco de notas.
  3. Faça o upload de seu novo template para a plataforma onde esta seu blog, conforme o modo.
  4. Faça as alterações e adaptações necessárias no template e salve.
  5. Recoloque os recursos que forem compatíveis no novo template e sempre visualizando as alterações.
  6. Salve tudo no final, baixe um backup por segurança para não perder tudo que fez.
  7. Pronto! Seu template foi substituído com sucesso!
Não detalhei cada etapa para não sobrecarregar o artigo e porque usando a pesquisa do blog você pode encontrar muitas das informações que forneci em artigos a parte.

Espero que tenha obtido êxito com sua substituição e nos vemos em breve no próximo artigo! Mas antes gostaria de saber como procede para trocar seu template? Se é que já trocou alguma vez...


Sobre o Autor:
Ricardo F.S Ricardo F.S é administrador da empresa Ricardo Arts em Valparaíso e dos blogs Blog Ricardo Arts,Dinheiro sem Limite e Processo Blogs na internet. Possui curso completo de informática e internet e possui anos de conhecimento com blogs. Atualmente trabalha como letrista, desenhista e pintor; prestando serviços também na web com design. Para saber mais clique aqui.





0 comentários:

Postar um comentário

Se você quer fazer algum comentário sobre este artigo, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:

1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.